"Lutaram e Sofreram por Abril- A resistência no Concelho da Covilhã, 1926-1974"

003Publicado em 2024, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, numa edição da Câmara Municipal da Covilhã e da URAP, o livro, da autoria de António R. Assunção e Casimiro Lopes dos Santos, mostra como o concelho da Covilhã foi um território grandemente castigado pela repressão da ditadura fascista, com os operários dos lanifícios, os mineiros, os camponeses, a lutar e a sofrer.

Relata-nos as lutas dos operários da Penteadora de Unhais, em 1969; dos Mineiros da Panasqueira, nos anos 30; das lutas na cidade da Covilhã e na vila do Tortosendo; das lutas dos camponeses contra as condições de trabalho medievais. Como consequência dessas muitas lutas em que se envolveram, 510 homens e mulheres foram perseguidos e presos pelo regime fascista. É desses homens e mulheres que nos fala este livro.


Ficha técnica

Título: Lutaram e sofreram por Abril. A resistência no concelho da Covilhã (1926-1974). Nos 50 anos da Revolução.

Autores: António Rodrigues de Assunção e Casimiro Lopes dos Santos

Edição: Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na Covilhã / URAP - União de Resistentes Atifascistas Portugueses

Data de impressão: Abril de 2024

ISBN: 978-989-54633-9-8

Preço: 10€ (+ portes)

Venda presencial ou por encomenda para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Print Friendly, PDF & Email

Segue-nos no...

logo facebook

Campanha de fundos

URAP campanha quadradoContribui!
Sabe como.

Boletim

foto boletim

Faz-te sócio

ficha inscricao 2021Inscreve-te e actualiza a tua quota
Sabe como

Quem somos|Estatutos

logotipo urap

A URAP foi fundada a 30 de Abril de 1976, reunindo nas suas fileiras um largo núcleo de antifascistas com intervenção destacada durante a ditadura fascista. Mas a sua luta antifascista vem de mais longe.
Ler mais...

Últimos Artigos

União de Resistentes Antifascistas Portugueses - Av. João Paulo II, lote 540 – 2D Loja 2, Bairro do Condado, Marvila,1950-157, Lisboa