“Elas estiveram nas prisões do fascismo” foi apresentado em Viseu, dia 23 de Abril, por Conceição Matos, ex-presa política nascida em São Pedro do Sul sujeita a torturas e espancamentos, homenageada, entre muitos outros, por Zeca Afonso na canção “Na rua António Maria”.
A sessão pública de apresentação da obra, que contém a lista de 1 755 mulheres presas durante a ditadura, muitas delas oriundas ou residentes no distrito de Viseu, foi organizada pelo núcleo de Viseu/Stª Comba Dão da URAP e pelo núcleo de Viseu do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) no Bar Pinguinhas.
Conceição Matos, nascida em São Pedro do Sul numa família de sete irmãos e pai operário, antiga funcionária do PCP, é uma figura incontornável da resistência ao fascismo, falou sobre o livro e sobre a sua experiência nas prisões da PIDE.
Ver video viseu now
Os oradores sublinharam que “a resistência ao fascismo protagonizada pelas mulheres que estiveram presas pelo regime de Salazar é um tema insuficientemente tratado por estudiosos e pouco mencionado na evocação da luta pela liberdade e pela democracia”.
“Foi a coragem de tantas mulheres e homens, em gestos pequenos ou trabalhos arriscados, diários e solidários, motivados pela necessidade imprescindível de resistir, que conquistou a liberdade e a democracia de que hoje usufruímos”, afirmaram ainda.
O evento, integrado nas Comemorações do 48º Aniversário do 25 de Abril, contou ainda com um momento musical da autoria do artista Xô Torres.