A URAP participou na Junta de Freguesia do Pinhal Novo, concelho de Palmela, dia 22 de Março, numa sessão do projecto "Autarquias ao Vivo", desta vez destinado a alunos de uma turma do 4º ano da Escola Alberto Valente.
Na primeira parte da sessão, Antonieta Saragoça, professora aposentada, participou em nome da URAP, ao abrigo do protocolo que a organização mantém com a Junta de Freguesia do Pinhal Novo, abordando a importância da democracia conquistada com o 25 de Abril de 1974 e fazendo comparações com o que se passou durante a ditadura, no tempo dos bisavós e avós destes alunos, respondendo depois às questões por eles levantadas.
"Autarquias Ao Vivo!" é um projecto vocacionado para os valores da democracia e cidadania lançado por ocasião das comemorações do 95º aniversário da Freguesia de Pinhal Novo e 35º de elevação a Vila, que visa dar a conhecer aos alunos do Ensino Primário como é o funcionamento da Junta de Freguesia.
Os alunos, acompanhados pelos docentes, podem conhecer a sede da Junta de Freguesia, contactar com os eleitos e funcionários e com os trabalhos desenvolvidos no espaço público. Em seguida, experimentam como são os trabalhos de uma Assembleia de Freguesia, em que os jovens assumem o papel de eleitos da sua Freguesia e reivindicam o que gostariam de ver realizado no território em que vivem.
Esta aula de cidadania, que terá mais quatro sessões com a participação da URAP marcadas para dias 29 de Março, 26 e 27 de Abril, e 3 de Maio, na qual se fala também do período do fascismo e do 25 de Abril, é destinada aos alunos do 3º e 4º anos, dispondo-os como membros da Mesa da Assembleia, membros do executivo da Junta e membros dos diversos partidos e grupos de cidadãos que compõem a Assembleia de Freguesia.