A exposição itinerante elaborada pela URAP para assinalar os 70 anos do fim da II Guerra Mundial foi inaugurada, dia 2 de Abril, na sala Bértholo do Museu de Alhandra - Casa Dr. Sousa Martins na presença do presidente da Junta da União de Freguesias de Alhandra, S. João dos Montes e Calhandriz da Freguesia de Alhandra, Mário Cantiga.
José Pedro Soares, da direcção da URAP, falou sobre as origens e razões daquele grande conflito bélico, o maior e mais devastador do século passado, e chamou à atenção para os perigos
que advêm da grave situação que se vive actualmente em muitos países do mundo, nomeadamente na Ucrânia, onde o imperialismo norte-americano e a própria União Europeia apoiaram o golpe de Estado que levou ao poder forças que se identificam com ideias fascizantes, criando um conflito que já tomou enormes proporções com perda de vidas humanas e prejuízos materiais.
Perante uma audiência de cerca de 30 pessoas, Mário Cantiga congratulou-se com a realização desta iniciativa, que contou com o apoio da Junta, e lembrou a recente passagem por Alhandra da Tocha da Liberdade e da Paz da Federação Internacional de Resistentes - FIR, lembrando que a população da terra desde sempre se identificou com os valores da paz e da liberdade.
Bento Luís, dos corpos sociais da URAP, encerrou a sessão de inauguração da exposição com agradecimentos à Junta e aos presentes, ao mesmo tempo que exortou os participantes a inscreverem-se na organização.


Contribui!
Inscreve-te e actualiza a tua quota